Código de Ética


A ética é a expressão da moral. Ela é permanente, por vezes está descrita em um conjunto de regras, princípios ou maneira de pensar e de expressar.

A imagem de uma instituição é resultado das atitudes corporativas associadas às atitudes de seus profissionais. Estas compõem um conjunto de condutas que expressam e materializam a missão da instituição.

O Código de Ética e Conduta da HP Prev tem o papel de padronizar, formalizar e divulgar como e com quais valores e princípios estarão sendo conduzidos os negócios da Entidade. Restringe subjetividades de entendimentos, veda a utilização da HP Prev em favor de interesses conflitantes, demonstra transparência e, com isto, valoriza a imagem da Entidade, a de todos que a integram e a dos grupos que fazem parte de sua comunidade.

A HP Prev também é signatária do Código de Condutas e Princípios Éticos do Regime Fechado de Previdência Complementar, que foi aprovado pelas associadas da Abrapp e do Sindapp, em assembleias gerais extraordinárias realizada ontem dia 13042016.

A revisão do código ética do sistema, editado em 2009, foi uma demanda da Comissão de Ética do Sindapp, face à necessidade de adequação desse instrumento às mudanças no cenário regulatório e novas exigências legais, como, por exemplo, as previstas na Lei nº 12.8462013, conhecida como “Lei da Empresa Limpa” ou “Lei Anticorrupção”, bem como acompanhar as transformações do ambiente da previdência complementar.

A criação de um canal de denúncias é uma das grandes novidades da versão atualizada do código de ética. Por meio do endereço eletrônico comissaodeetica@abrapp.org.br, a Comissão de Ética receberá as manifestações das entidades aderentes ao código. O canal de denúncias é um mecanismo que dará maior efetividade para a Comissão de Ética. A Comissão de Ética não é revisora das decisões tomadas pelos colegiados internos das entidades, nem se presta a ser uma instância recursal.

A adesão ao código é voluntária, ou seja, cabe a entidade de previdência manifestar sua vontade de aderir e aprovar essa decisão junto ao seu conselho deliberativo. Uma vez aderente, o compromisso da entidade abrangerá os dirigentes, empregados da fundação, bem como seus prestadores de serviço e fornecedores.

A decisão da HP Prev em aderir ao Código de Condutas e Princípios Éticos do Regime Fechado de Previdência Complementar demonstra seu compromisso com a prática dos atos regulares de gestão e com o comportamento ético dos dirigentes.

A nova versão do Código de Ética e Conduta da HP Prev, bem como, a adesão ao Código de Condutas e Princípios Éticos do Regime Fechado de Previdência Complementar foram aprovados pelo Conselho Deliberativo em reunião extraordinária no dia 27072016.


Arquivos para dowload:

Código de Ética e Conduta da HP Prev
arquivo .pdf, 820 kb, 6/6/2017


Código de Condutas e Princípios Éticos do Regime Fechado de Previdência Complementar
arquivo .pdf, 2373 kb, 4/9/2016