Artigos: Educação Financeira

Entidades fechadas e profissionais se mobilizam para atuar na 5ª Semana ENEF

15/5/2018 - Acontece | ABRAPP


As Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPCs) e os profissionais que atuam no sistema estão mobilizados para participar da 5ª Semana Nacional de Educação Financeira, que começou nesta segunda, 14, e vai até o próximo dia 20 de maio.

As Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPCs) e os profissionais que atuam no sistema estão mobilizados para participar da 5ª Semana Nacional de Educação Financeira, que começou nesta segunda, 14, e vai até o próximo dia 20 de maio. A Abrapp lançou a campanha “No Meu Dinheiro Mando Eu” e disponibilizou materiais e peças publicitárias para todas as associadas sem nenhum custo (ver matéria publicada na edição de ontem). Diversas iniciativas estão acontecendo simultaneamente para promover a educação financeira para os participantes e assistidos das entidades.

A Fundação Copel, por exemplo, enviou mensagens ontem aos participantes por Whatsapp (imagem acima), e-mail e postou chamada de destaque no site para apoiar a promoção da semana. A entidade está inscrita oficialmente na 5ª Semana ENEF ao mesmo tempo que irá utilizar os materiais da campanha “No Meu Dinheiro Mando Eu”. Nos próximos dias, a entidade pretende enviar uma série de conteúdos com o objetivo de conscientizar os participantes sobre a importância da educação financeira e previdenciária.

A Odebrecht Previdência também realiza uma série de divulgações e atividades nos próximos dias. A entidade já postou uma chamada de destaque da campanha da Abrapp em seu site. Na próxima quinta, 17 de maio, vai realizar uma palestra com o educador e comunicador Marcos Silvestre, idealizador da campanha “No Meu Dinheiro Mando Eu”, que já vinha sendo utilizada pela entidade no último ano. Da experiência bem-sucedida da entidade da Odebrecht surgiu a iniciativa de ampliar a campanha para todas as associadas da Abrapp.

“A educação financeira é uma prioridade para a Abrapp, pois entendemos que consiste em uma base importante para a aposentadoria. O jovem que administra com sabedoria as suas finanças e faz uma poupança previdenciária, chegará à maturidade com a segurança de uma fonte de renda confiável”, diz Luís Ricardo Marcondes Martins, Diretor Presidente da Abrapp.

Outras iniciativas da 5ª Semana - A Eletros pretende atrair a atenção de seus participantes com o Quiz Cultivar, que estará aberto nesta semana, e terá premiações. Ganha quem acertar o maior número de questões no menor tempo. O 1° lugar ganhará 3 consultas gratuitas de planejamento financeiro com Letícia Camargo, profissional CFP® (Certified Financial Planner) com duração de 2 horas cada. O 2° lugar ganhará uma consulta gratuita de planejamento financeiro com profissional com duração de 2 horas. Do 3° ao 10° lugar, o prêmio será um cofrinho com contador digital de moedas.

Por meio de uma parceria com uma instituição financeira e educacional, a PrevDow fortalece o seu programa de educação financeira e previdenciária (PrevDow Educa) proporcionando gratuitamente 10 cursos financeiros, acessados de forma totalmente online (EaD), para os participantes. Um dos cursos aborda as vantagens do plano da PrevDow e a importância de contar com esse benefício. Os acessos aos cursos foram disponibilizados no dia 23 de abril, quando a entidade realizou a palestra "Os 5 maiores erros financeiros e por que você pode acumular milhões se não cometê-los", com o especialista João Sandrini.

A Sebrae Previdência realiza hoje e amanhã, 15 e 16 de maio, a II Feira de Previdência em Brasília. O evento conta com a participação do Secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida (ver cobertura do evento na edição de amanhã).

Planejadores voluntários - De forma totalmente voluntária, 220 planejadores financeiros certificados estão se mobilizando para levar informações sobre planejamento financeiro às pessoas durante a 5ª Semana ENEF. Os planejadores financeiros CFP® irão promover palestras e clínicas, em todo território nacional. A ação é uma iniciativa organizada pela Planejar (Associação dos Planejadores Financeiros), em parceria com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Um dos planejadores voluntários é João Carlos Ferreira, da HP Prev, que também é representante da entidade no Conselho Deliberativo da Abrapp. O profissional realiza uma série de conferências entre os dias 15 e 18 de maio, que podem ser acessadas pelo skype ou telefone (mais informações pelo e-mail).







Evento com Ilan Goldfajn e Influenciadores Digitais abre Semana de Educação Financeira


Com a participação de Ilan Goldfajn, Presidente do Banco Central, a 5ª Semana de Educação Financeira (ENEF) foi aberta nesta segunda, 14 de maio, com um evento em Brasília, onde também participaram representantes da Comissão de Valores Mobiliários, Susep, Previc e influenciadores digitais. A atividade foi iniciada com apresentação de Fábio Coelho, Diretor Superintendente Substituto da Previc, que neste ano, preside o Conselho Nacional de Educação Financeira (CONEF), responsável pela organização da semana.

“A exemplo de campanhas bem-sucedidas como outubro rosa e novembro azul, a Semana ENEF se consolida no calendário nacional como o ponto de convergência de esforços e iniciativas de educação financeira e previdenciária em todo o país”, disse Fábio Coelho (clique aqui para ler discurso na íntegra). O representante mostrou que na edição do ano passado, a Semana ENEF envolveu 3500 ações que alcançaram cerca de 3 milhões de pessoas no país.

O Presidente do Banco Central elogiou os esforços para a inclusão da educação financeira na base curricular para o ensino do pais. “Gostaria de ressaltar o esforço empreendido pelas diversas entidades aqui presentes para que o tema da educação financeira fizesse parte da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC. Em dezembro de 2017, o Ministério da Educação homologou o texto da BNCC para o Ensino Fundamental”, disse Goldfajn. Ele explicou ainda que o próximo passo será a inclusão da educação financeira no BNCC para o ensino médio.

O evento contou ainda com um debate com a participação dos influenciadores digitais Nathalia Arcuri, jornalista e fundadora do canal “Me Poupe!”, Thiago Nigro, empreendedor e criador do canal “O Primo Rico” e Márcio Fernandes, autor do livro


O texto deste artigo não determina direitos e obrigações de qualquer pessoa e não gera responsabilidade para as patrocinadoras e para a Sociedade em excesso às previstas no Estatuto e no Regulamento e que constituem os fundamentos legais dos Planos de Benefícios.
HP Prev Sociedade Previdenciária. Al. Rio Negro, 750 • Alphaville • CEP 06454-000 • Barueri - SP