Artigos: Educação Financeira

Planejadores Financeiros ensinam população a administrar as finanças

10/5/2018 - semanaenef.gov.br


De forma totalmente voluntária, 220 planejadores financeiros certificados se mobilizaram para levar informações sobre planejamento financeiro às pessoas durante a 5ª Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF), que será realizada de 14 a 20 de maio.

De forma totalmente voluntária, 220 planejadores financeiros certificados se mobilizaram para levar informações sobre planejamento financeiro às pessoas durante a 5ª Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF), que será realizada de 14 a 20 de maio. Os planejadores financeiros CFP® irão promover palestras e clínicas, em todo território nacional. A ação é uma iniciativa organizada pela Planejar (Associação dos Planejadores Financeiros), em parceria com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). No total, serão realizados mais de 300 eventos e a expectativa é reunir mais de 10.000 pessoas.
Essa é a 5ª vez que a Planejar apóia a Semana ENEF, que tem como objetivo divulgar a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), política pública lançada em 2010 com a finalidade de promover a educação financeira e previdenciária da população, bem como contribuir para o fortalecimento da cidadania, a eficiência e solidez do sistema financeiro nacional e a tomada de decisões conscientes por parte dos consumidores.
Para visualizar a programação completa, os interessados devem acessar o site da Semana ENEF (www.semanaenef.gov.br).


Sobre a Planejar

A Planejar (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros) é uma associação que congrega todos os planejadores financeiros CFP® no Brasil e demais profissionais interessados na atividade de planejamento financeiro pessoal. No Brasil, a Planejar é a única entidade afiliada ao Financial Planning Standards Board (FPSB) e autorizada a conceder a certificação CFP®, selo internacional de excelência no mercado, para profissionais que atendam os mais altos padrões em planejamento financeiro. Atualmente, 3.657 planejadores financeiros possuem a certificação CFP® no Brasil.
A Planejar e a CVM mantêm um convênio para realização de iniciativas conjuntas de promoção da educação dos investidores. Desde 2013 as instituições prestam apoio técnico mútuo e desenvolvem atividades gratuitas como seminários, palestras, cursos e atendimentos ao público em geral, focando no planejamento financeiro. O objetivo é auxiliar a população nas decisões de poupança e investimento conscientes.


Sobre a Semana ENEF

A Semana Nacional de Educação Financeira – Semana ENEF – é uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) para promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF).
Na semana, ocorrem diversas ações educacionais gratuitas, com o objetivo de disseminar a educação financeira, previdenciária e de seguros, além de contribuir para o fortalecimento da cidadania e autonomia.
Realizada anualmente desde 2014, a Semana ENEF apresenta um balanço bastante positivo. Em 2017, contou com 1.826 ações – presenciais e online –, aumento de 75% em relação ao ano anterior, com a participação de 1,9 milhão de pessoas, em 3.781 eventos. 


Sobre o CONEF – Comitê Nacional de Educação Financeira

O CONEF é formado por representantes das seguintes instituições: Banco Central do Brasil (BCB); Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Superintendência de Previdência Complementar (Previc); Superintendência de Seguros Privados (Susep); Ministério da Educação; Ministério da Fazenda; Ministério da Justiça; Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima); B³ S.A; Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg); Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN); Sebrae; e Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED).

O Comitê também mantém convênio com a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF–Brasil), para a concepção, planejamento, estruturação, desenvolvimento e administração de iniciativas de educação financeira de caráter transversal que integram a ENEF.


O texto deste artigo não determina direitos e obrigações de qualquer pessoa e não gera responsabilidade para as patrocinadoras e para a Sociedade em excesso às previstas no Estatuto e no Regulamento e que constituem os fundamentos legais dos Planos de Benefícios.
HP Prev Sociedade Previdenciária. Al. Rio Negro, 750 • Alphaville • CEP 06454-000 • Barueri - SP