Artigos: HP Prev

Perfil agressivo de plano da HP Prev apresenta melhor desempenho em 2017

3/4/2018 - http://www.investidorinstitucional.com.br


O perfil agressivo do plano de benefícios de contribuição variável da HP Prev obteve melhor desempenho em 2017, encerrando o ano com 20,25% de rentabilidade.

A carteira desse perfil estava, no ano passado, 49,15% alocada em renda fixa, 44,62% em renda variável, 4,29% em exterior, e 1,74% em estruturados, sendo o único perfil a investir nesse último segmento. Segundo o diretor e Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado (AETQ), João Carlos Ferreira, os investimentos em bolsa foram os que contribuíram mais para o bom desempenho desse perfil. O fundo de pensão encerrou 2017 com R$ 1,3 bilhão em patrimônio e mais de 4,1 mil participantes.

O perfil moderado da HP Prev encerrou 2017 com 17,37% de rentabilidade, o conservador, com 15,17% e o superconservador com 12,53%, sendo que este último aloca 100% em renda fixa. Para este ano, ferreira aposta em uma redução do alvo de investimentos em renda fixa, manutenção da renda variável, e aumento de investimentos estruturados e no exterior, distribuindo de acordo com as políticas de cada perfil.

“Já havíamos aumentado os investimentos no exterior e em produtos estruturados e vamos alocar mais nestes segmentos com o dinheiro da própria renda fixa”, diz o diretor da HP Prev. Ele destaca que a entidade possui cinco fundos no exterior, que deverão ser mantidos ou substituídos, sem previsão de contratação de novos mandatos.

A HP Prev também selecionará fundos multimercados para os perfis conservador, moderado e agressivo. “Teremos mais gestores externos, selecionando no máximo 3 novos gestores”, destaca. Hoje, o fundo de pensão possui Temos 14 gestores e 18 veículos de investimento, sendo entre eles apenas um fundo multimercado com o CDI como benchmark.

Dirigentes - A HP Prev também dará posse, no próximo dia 2 de abril, a novos conselheiros e diretores. Fabio Castelucci assumirá a presidência do conselho fiscal no lugar de Marcelo Baldassare como indicado da patrocinadora. Todos os membros do conselho fiscal da entidade serão substituídos, sendo nomeados Daniel Duva e Patricia Tanaka como representantes das patrocinadoras, e Rodrigo Astray e Meire Costa para representar os participantes.

Já no conselho deliberativo, o presidente Alberto Okawa continuará no caro, enquanto Mauro Guaraciaba assume a vice-presidência no lugar de Claudio Raupp. Raphael Costa, Ivo Romani e Honório Yano compõem o restante dos assentos no conselho deliberativo, sendo os dois últimos como representantes dos participantes.

Deborah Anderaos também assume a diretoria da HP Prev, que agora volta a ter cinco membros. Um dos diretores havia deixado o cargo há seis meses, ficando assim a diretoria com apenas quatro membros nesse período.


O texto deste artigo não determina direitos e obrigações de qualquer pessoa e não gera responsabilidade para as patrocinadoras e para a Sociedade em excesso às previstas no Estatuto e no Regulamento e que constituem os fundamentos legais dos Planos de Benefícios.
HP Prev Sociedade Previdenciária. Al. Rio Negro, 750 • Alphaville • CEP 06454-000 • Barueri - SP